Registrar o nome no SPC ou no SERASA. Quem pode fazer isso?

 

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá te registrar como devedor nos órgãos de proteção ao crédito.
Claro que para isso existem alguns requisitos, pois caso contrário muitas pessoas poderiam sair negativando as outras indevidamente ou por questões pessoais…
Seguem abaixo as duas principais condições para negativar um devedor:
– A primeira condição básica para registrar devedores nos órgãos de proteção ao crédito é que se faça um convênio com essas bases. Tanto a pessoa física ou empresa que quiser utilizar esse serviço, precisa pagar para isso. Sendo assim, uma PF ou PJ pode te incluir em uma das bases ou em todas. Isso só vai depender de quantas e quais dessas bases ela utiliza.
Alguns pensam que dívida de banco é SERASA e que dívida de loja é SPC, mas isso não procede. Se uma instituição bancária fizer convênio com o SPC e o SERASA por exemplo, poderá registrar a mesma dívida nessas duas bases.

Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como valor, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF, endereço e etc.

Por lei, esses órgãos de proteção ao crédito deve enviar uma correspondência ao devedor, onde deverão explicar qual o débito e de que empresa se refere. Passados 10 dias do envio, caso não ocorra o pagamento o nome será registrado como negativo, ou seja: assim que o nome da pessoa for consultado a dívida constará.

Esse processo serve para que pessoas que tenham dívida em determinado comércio não realize novas dívidas sem que já tenha pago a anterior, prevenindo assim de possíveis golpes.

Para pagar a dívida, você não deverá procurar ao SPC e ao SERASA, mas sim a empresa que te negativou (exceto quando esses órgãos realizam aqueles “Feirão Limpa Nome” – onde somente algumas empresas participam).

Assim que pagar a dívida, a empresa deverá dar baixa no sistema do SPC/SERASA e eles tem de 5 a 10 dias úteis para tirar o registro de seu nome.

O SPC e a SERASA recebem as informações que registram nos seus bancos de dados, por meio de convênios ou contratos estabelecidos entre as partes, e também daqueles que fazem uso de seus serviços, principalmente a rede bancária e o comércio em geral.

Não há um prazo mínimo de espera para que a empresa insira o nome do cliente no cadastro do SPC. No momento em que a dívida existe, ou seja, quando o devedor não honrou o compromisso de realizar o pagamento dentro do vencimento, a lei permite a inserção do seu nome no cadastro. Mas agir dessa forma não é lucro para nenhuma das partes. Quem nunca atrasou uma conta, seja por qualquer motivo, desde o salário atrasado, falta de dinheiro ou um simples esquecimento?

Em nome da política do bom relacionamento, as empresas geralmente esperam o mínimo de 30 dias para fazer o protesto. Antes de tomar a decisão de inserir o nome, é recomendável informar o débito, ligar para o cliente e tentar renegociar a dívida. Caso a pessoa esteja devendo por motivos econômicos, cadastrar o nome dela no SPC irá apenas piorar a situação. Após cerca de 60 dias, caso não haja acordo sobre o pagamento da dívida, a empresa deve inserir o nome do devedor e requerer judicialmente o pagamento da dívida.

 

9 Comentários

  1. jose carlos da silva
  2. luiz gustavo gomes do nascimento
  3. rosangela ap deassis
  4. JANICLEY FERREIRA NERES
  5. Ettore
  6. Nilso Miranda
  7. juliocesardesuoza
  8. andrea dos santos
  9. oldamiro machado da silva

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('7fb78435') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('a195c2d5', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245