Financiamento de Veículos e dicas para Financiar um Veículo

Um fato interessante é que no Brasil mais da metade veículos zero quilometro vendidos são feitos através do financiamento de veículo. Hoje o financiamento de veículos é a forma mais utilizada para comprar um veículo tanto novo, como usado.

O financiamento de veículo com a estabilização da economia no brasil nos meados dos anos 90 se tornou extremamente popular, quando a inflação foi estabilizada e controlada, fomentou o mercado de veículos, por causa deste fator os bancos passaram a ter mais segurança de que um surto inflacionário não iria mais pegar ninguém de surpresa.

Os financiamentos para compra de carros novos ou usados são realizados em diferentes bancos privados e públicos, por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

Para isso, as pessoas podem entrar em contato direto com os bancos, informando-se com um gerente como podem ser feitos os financiamentos.

Os valores financiados e as prestações são negociados de acordo com o salário do comprador.

Assim, a negociação é realizada sem intermediação da loja (concessionária) que vende o veículo.

Também existem as opções de leasing, na qual o carro é alugado com opção de compra; e o consórcio, no qual o carro só é recebido quando a pessoa é sorteada.

Tipos de Financiamento

Os financiamentos para compra de carros novos ou usados podem ser realizados em três modalidades: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio.

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Pelo CDC, o consumidor realiza um empréstimo em um banco para comprar o carro. O veículo fica de posse do comprador, mas não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que sejam pagas todas as prestações.

A pessoa pode fazer o contato diretamente com o banco, sem intermediação da loja vendedora do automóvel (concessionária).

Dessa forma, pode negociar as taxas de juros que serão pagas. Elas são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

  • Leasing

Nessa opção, quem compra o carro é a chamada empresa de leasing (um banco que trabalha com este tipo de serviço), que aluga o veículo ao consumidor.

Assim, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações, quando, sem ter de pagar mais nenhuma prestação, o consumidor passa a ser o dono do carro.

O contato com esses bancos pode ser feito sem intermediação da loja vendedora de veículos.

Isso possibilita uma negociação direta em relação às taxas de juros, que são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações ao longo do período de pagamento.

Dicas para você Financiar um Veículo

Confira essas dicas para poder realizar um financiamento de veículo sem problemas:

Quanto maior o valor da entrada melhor, então faça o máximo possível.
Peça sempre a isenção da TAC – isso sempre funciona para financiamentos de veículos.
Pesquise muito as taxas de financiamento do veículo vários bancos e financeiras.
Quer ficar sossegado nunca pague o financiamento de veículos em mais do que 24 meses.
A concessionária está dizendo que a taxa é zero, então procure outra concessionária da mesma marca e diga que você não quer financiar o veículo, que você vai pagar à vista, descubra o que acontece…
Procure sempre pagar as parcelas do financiamento do veículo em dia sem deixar atrasar.

Mais uma dica: Recuse ter fazer o pagamento da TAC, todos os bancos e financeiras possuem procedimentos para isentar o comprador. O mais comum nessas operações é que metade do valor da TAC volta para o vendedor do carro como comissão, uma operação financeira ilegal chamada de “retorno”, muito comum no mercado de financiamento de veículos.

Previous ArticleNext Article

53 Comentarios

  1. bom dia! gostaria de saber como faço para financiar um carro tenho carro fiat uno eu ouvir falar que vcs aceita carro da gente em troca efinancia pro outro`e verdade? obrigada!!!!

  2. Qual renda mensal preciso ter para firnanciar um carro de 18.500 em 60 vezes fico grato ser for respondido.

  3. minha Mãe tem uma pensão de 1800,00.eu sou tutor dela .poderia financiar um carro em nome dela+meu.tem alguna maneira de fazer o financiamento. eu trabalho e minha renda liq-é de 700,00. sairia no meu nome ou dela.Ela nessecita de um carro para se locomover pois não anda.obrigado………..

  4. Olá! gostaria de saber como faço para refinanciar meu carro? ele é quitado,um ford fiesta hecth 2007 modelo 2008.
    fico no aguardo!
    obrigada.

  5. penso em financiar uma moto usada no valor de 8.000 reais, gostaria de saber se com um salário de 900,00 e com apenas 3 meses de empresa (mudei de emprego), conseguiria esse financiamento em 60x?

    agradeço desde já!

  6. olá amigo. ficha por vários bancos. quanto tempo meu nome fica restrito por essas consultas

  7. ola, ja tentei fazer um financiamento de veiculo no meu nome mais nao deu serto sou fichada minha renda e de 1.200por mes. meu marido nao consegui porque ele e autonomo,mais ganha 800reais por quinzena porque nois nao conseguimos fazer o financiamento.

  8. ola, estou tentando comprar uma carro mais quando passa a ficha para a aprovação de credito a financiadora nega pois diz que da um erro de divergencia de informação, sendo assim tentaram passar em varios bancos ate que agora consta um monte de passagem no meu nome, e não consigo resolver isso.
    Quais são essa divergencias não passam, para que possa comprovar…
    o que posso fazer???

    Obrigada

  9. ola finaciei uma moto em 48 parcelas falta 18 pra terminar gostaria de saber qual a porcetagem que eu teria de desconto para quitar todas as parcelas por favor responda me obrigada

  10. ola gostaria de saber como os vendedores ganha em cima das parcelas de uma financiadora porque eles pressiona para fazer em 60 vezes mesmo voce provando que pode pagar

  11. minha mae tem 81 anos,e pensionista do inss.tem alguma instituicao financeira q refinancia ou compra consignados c esta idade

  12. Bom dia meu nome está restrito tentei financia veiculo em nome meu tio que está limpo tentei em vários bancos agora conta no sistema excesso de passagem em varios bancos gostaria em saber ser isso fica muito tempo no tempo no sistema ou não saí mais e com excesso de passagem no nome dele não consegue mais financia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *