Financiamento MEC para Estudantes no Fies

O MEC (Ministério da Educação), criou novas restrições no financiamento para estudantes no FIES. Não poderão participar do programa estudantes pertencentes a famílias cuja renda ultrapasse 20 salários mínimos.

Uma publicação do Ministério da Educação (MEC) nesta última quinta-feira informa as novas regras fixadas para regulamentar o funcionamento do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O FIES subsidia as mensalidades de estudantes nas instituições de ensino privadas.

O que muda com as novas regras do financiamento FIES, ao contrário do que acontecia anteriormente, agora os estudantes não poderão se inscrever no programa se a renda familiar ultrapassar 20 salários mínimos.

Antes das mudanças, o estudante candidato ao financiamento FIES podia solicitar normalmente o programa sem restrições, isso acontecia porque não havia um teto estipulado pelo programa relacionado ao valor total da renda familiar que pudesse limitar o candidato a participação.

O financiamento do FIES possui três categorias, pagamento de 50%, 75% ou 100% da mensalidade e matrícula, a forma de aplicação do percentual de pagamento considerava apenas o comprometimento da renda familiar para arcar com os custos da faculdade.

Nos casos em que o estudante tivesse a renda familiar comprometida superior ou igual a 60%, o estudante poderia requerer do FIES com financiamento de até 100% das mensalidades. Quando o comprometimento chegava a 40% e 60%, o benefício poderia chegar a 75%. E nos casos em que o comprometimento fosse de 20% e 40% da renda familiar destinada para os estudos, a auxilio do FIES seria de 50%.

Hoje, a forma de considerar o benefício para o estudante que pretende obter o financiamento do FIES terá que submeter-se ao teto de renda estabelecido para cada categoria do programa de financiamento. Apenas os estudantes com renda familiar de até 10 (dez) salários mínimos poderão solicitar o financiamento de 100% da mensalidade.

A solicitação do financiamento FIES de 75%, o candidato têm que comprovar renda familiar de até 15 salários mínimos. Quanto ao financiamento de 50% será destinado ao estudantes universitários com renda familiar de até 20 salários mínimos.

A maior vantagem do programa de financiamento para estudantes esta na concessão do crédito, uma vez liberado o solicitante só começa a fazer o reembolso do recurso recebido após terminar a faculdade com aplicação de taxa de juros de apenas 3,4%.

Par obter o financiamento do FIES, o estudante deve cumprir as novas regras relacionadas à renda, além de estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino que não seja gratuita. A instituição que o estudante está matriculado necessariamente precisa estar cadastrada no programa FIES e em cursos bem avaliados pelo MEC.

Previous ArticleNext Article

3 Comentarios

  1. oi boa noite quais sao os primeiros passos pra eu me escvreve no e-mail por onde eu começo…

  2. estou muita dificuldade para cancelar u fies
    a minha passou no prouni
    ja falei com banco e fala tem com mec
    mec fala tem esperar
    ate quando ?

  3. Gostaria de intender porque não consigo cancelar o fies nâo estou estudando ninguem me da um retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *