Factoring, Fomento Mercantil ou Comercial é empréstimo de dinheiro?

Fomento Mercantil não! é empréstimo de dinheiro. À sociedade de Fomento Mercantil é proibido, por lei, fazer captação de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro é banco, que depende de autorização do Banco Central para funcionar.

No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) – factoring – é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios – que seriam pagos a prazo – através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.

O fomento mercantil consiste na prestação contínua, por sociedade de fomento mercantil, de um ou mais dos seguintes serviços a sociedades ou firmas que tenham por objetivo o exercício das atividades mercantis ou de prestação de serviços, bem como a pessoas que exerçam atividade econômica em nome próprio e de forma organizada:

acompanhamento do processo produtivo ou mercadológico;

acompanhamento de contas a receber e a pagar;

seleção e avaliação de clientes, devedores ou fornecedores.

O contrato de fomento mercantil poderá prever, conjugadamente com a prestação de serviços, a compra, à vista, total ou parcial, pela sociedade de fomento mercantil, de direitos creditórios, no mercado nacional ou internacional.

Por direitos creditórios, entendem-se os direitos e títulos representativos de crédito, originários de operações realizadas nos segmentos comercial, agronegócio, industrial, imobiliário, de prestação de serviços e warrants; contratos mercantis de compra e venda de produtos, mercadorias e/ou serviços para entrega ou prestação futura, bem como títulos ou certificados representativos desses contratos.

Popularmente as empresas de factoring compram títulos, duplicatas, cheques, oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando à vista ao emitente, normalmente cliente da factoring, e aguardará o vencimento de tais títulos para cobrá-los do sacado, podendo ou não assumir o risco na compra do título.

A jurisprudência atualmente demonstra que o emitente é responsável solidário com o sacado (aquele que deve ser cobrado), sendo assim caso o sacado não venha a pagar o título o sacador poderá, desde que pontuado, honrar os títulos vendidos bem como as despesas de cobrança. Através de contrato cada empresa de factoring possui um modo de operar, cabendo ao cliente ler o contrato e saber bem ao que está se comprometendo ao assinar um contrato

Quem pratica, sem autorização do Banco Central, qualquer atividade que legalmente é de banco, responde por processo administrativo e por processo criminal (Resolução 2144/95 do CMN). O Fomento Empresarial é instituto do direito mercantil.

Presta serviços e compra créditos (direitos) de empresas ou profissionais autônomos, resultantes de suas vendas mercantis a prazo. A transação do Fomento é mercantil / comercial.

Como houve o surgimento do Fomento Empresarial no Brasil?

O Fomento Mercantil surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC – Associação Nacional de Fomento Mercantil. A atividade de Fomento Mercantil é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das empresas ou dos profissionais autônomos.

Fomento Mercantil é um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas.

Previous ArticleNext Article

10 Comentarios

  1. A compra de dividas pode ser de alguem que tem restrição e só tem conta em banco? não possui cheque? aguardo resposta.
    Obrigada Lilian

  2. fiz uma negociaçao com uma empresa aqui em porto (e tenho os contratos comigo ainda) que usa o nome de vcs mas paguei o valor estabelecido por eles para liberaçao do valor contratado, mas nao recebi nem o valor contratado, nem meu dinheiro de volta. registrei na delegacia mas preciso saber de que outra maneira posso proceder pois é obvio quero o resarcimento desse valor pago adiantado.
    obrigada, agrado uma resposta.

  3. eu iria pegar um empretimo com vcs. fui ate o procon e les me disseram que e furada. agente deposita os 3000, ai vcs pedem mais pede mais. e somem. depois. po isso e veradde. ou não preciso do emprestimo.

  4. gostaria de saber se vcs se interessam em fazer um acordo para eu reatar meus cheques?

  5. Verdade essa “dallas mercantil” e uma fraude já paguei 700 foi pra 1030 e até agora não vi meu dinheiro só pedem mais bando de safados vou chamar a imprensa e ferrar com essa empresa meu nome e Alessandro falo em nome de meu irmão que tavá na correria atrás de dinheiro pra esses ladrão e dói atropelado esta entre a vida e a morte contato…

  6. boa noite, venho por meio deste comentário fazer um alerta muito grave…

    essa empresa que diz fazer empréstimos chamada DALLAS MERCANTIL,que diz ter sede em SANTANA zona norte de SAO PAULO,não passa de uma cambada de ladroes e picaretas…eles iniciam a conversa pedindo uma suposta taxa que seria para um avalista ou uma taxa bancaria etc…e a pessoa deposita o valor pedido por eles,em seguida a pessoa vai ligar e eles avo arrumar uma desculpa e criar uma nova taxa…enfim,,eles avo pedindo mais e mais,,,se a pessoa for depositando,avo enchendo seus cofres e arrumando mais desculpas(taxas)….espero que as pessoas antes de procurar esses bandidos,possam ter a luz de ler esses comentários,sou prova disso,infelizmente cai….fica aqui o ALERTA a todos…..

    AGORA PRA VOCES DESSA EMPRESA DE VAGABUNDOS E VAGABUNDAS,VENHO SO DEIXAR VOCES CIENTES,,,QUE SEI ONDE SE ENCONTRAM,SEI LOCAIS QUE FREQUENTAM,SEI QUE TEM FAMILIARES,QUE ANDAM DE CARRINHO IMPORTADO,E SEI TAMBEM QUE VOU TIRAR MUITO MAIS DE VOCES DO QUE VOCES DE MIM PODE TER CERTEZA DISSO…
    ME AGUARDEM…

  7. Bom dia, infelizmente essa empresa dalas financiamento ou Factoring, Fomento Mercantil ou Comercial é empréstimo de dinheiro, é um golpe daqueles bem grande, não consigo entender porque tem gente que nem da pra chamar de gente, um ser que estudo vários anos de advocacia como eles dizem, para dar golpe nas pessoas, é por isso que existem tanta corrupção no nosso brasil, estudam para ganhar dinheiro nas costas dos mais pobre que trabalham corretos honrados com um misero salario, para vim esses bosta que se dizem advogado te oferecendo ótimas propostas de financiamento te pedindo dinheiro antecipado e depois eles somem do mapa não tem mais dinheiro e não atendem mais as suas ligações. Bando de crápulas sem sentimentos. Indignada, pois cai no golpe deles, eles pedem uma quantia de dinheiro para te liberar o crédito vc deposita, ai eles arranjam uma desculpa pedindo mais dinheiro, vc deposita e depois mais e mais. Indignada mesmo.

  8. Recentemente eu também cai nessa fiz deposito de 1.000 pra liberar o crédito e nada ainda porcima me pedem mas 500rs me me aguade dalascred se realmente vcs furadores dessa empresa querem respeito tem prestar bom serviço..

  9. Cai no mesmo golpe gostaria de saber mais sobre essa empresa

  10. Eu fui vítima desse golpe da financeira Dallas e me pediram deposito pra avalista, depois outra taxa e o dinheiro que contratei não depositou, eu vou procurar meus direitos, tenho advogada que estar me orientando,nem que eu tenha que ir no fim do mundo,mais vou pegar vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *