Imposto de Renda – Como fazer Declaração Anual de Isento?

Criada em 1998, a declaração de isentos tem a finalidade de recadastrar todos os contribuintes inscritos no CPF, podendo, assim, verificar eventuais pendências nos cadastros e excluir os números dos contribuintes que se mudaram para outro país, dos que faleceram e dos que possuem mais de um cadastro no sistema.

Quem está dispensado?
Se você se inscreveu no CPF no ano de entrega da declaração, não será obrigado a entregar a sua declaração de isento. Também está dispensado o cônjuge cujo número de inscrição no CPF tenha sido informado na Declaração de Ajuste Anual do IRPF, quando apresentada em conjunto com o outro cônjuge, em nome deste.

Os dependentes incluídos na declaração de outro contribuinte estão dispensados da declaração de isento. Mas, para isso, a Receita Federal exige que, na declaração do titular, os números de CPF dos dependentes declarados sejam incluídos.

Recadastramento do CPF
É tão importante quanto entregar a declaração de ajuste anual, uma vez que o contribuinte que deixar de entregar a declaração de isentos por dois anos consecutivos terá o seu CPF automaticamente cancelado, o que poderá acabar em muita dor de cabeça, já que o documento é essencial ao cotidiano de qualquer pessoa.

Portanto, se você não entregou a sua declaração de isento do ano passado, poderá regularizar a sua situação pagando uma taxa de R$ 5,50 em um dos seguintes locais: agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Feito isso, sua situação estará automaticamente regularizada.

É obrigado fazer a declaração todo o contribuinte cuja soma de rendimentos em todo o ano passado foi de até R$ 12,696,00. Para poder fazer a declaração de isento 2008 pela internet, acesse o site da Receita Federal, www.receita.federal.gov.br e procure no top menu a opção Declarações/Declarações de Pessoa Física,  ao abrir a página escolha o link que lhe convir.

Se o seu Cpf está inregular ou cancelado, é simples, para o recadastramento são necessários RG, CPF e título de eleitor. Se você não conseguir declarar atraves do site, procure o mais rápido possível regularizá-lo, após o segundo ano irregular ele será suspenso.
Você pode fazer a declaração nas casas Lotéricas, Pelos Correios e nos Bancos; Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Popular do Brasil.

Previous ArticleNext Article

3 Comentarios

  1. ola gostaria de saber se posso pegar emprestimo com a crevisa recebo pelo banco unibanco sou funcionaria de uma farmacia. quero pegar um emprestimo p/ quitar minhas dividas

  2. Gostaria de saber como faço minha declaração de isento do importo de renda do ano 2008 , estava sem computador e nesse momento tomei em minha conciencia que não fiz minha declaração de isento por favor me informe estou precisando muito. pois trabalho e quase não tenho tempo para sequir até o correio mais se for preciso eu farei me desculpe pelo transtorno e espero que possa me ajudar, DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *