Microcréditos, Grameen Bank o modelo de credito popular de Yunus

MicrocreditoFazer concessão de crédito, material ou financeiro para pessoas ou negócios com dificuldades em situações adversas, é bem antiga, isso concretiza a convicção no ser humano de que as pessoas que são sérias, apesar de estarem em situação de desigualdade, podem ser merecedoras de obter crédito.

Mais essa ideia com o tempo foi tornando-se generalizada de que os pobres, os excluídos ou em pessoas carentes ou em dificuldades adversas, estão longe de ser pessoas sérias e que não possuem capacidades de assumir seus compromissos, principalmente financeiros e, por esse motivo, não tem o direito de merecer a obtenção de crédito.

Foi então que o Prof. Mouhammad Yunus, demonstrou no princípio dos anos 70 que este pressuposto estava errado, e com apenas 27 dólares (19 euros) no bolso, emprestou para 42 famílias da vila bengali de Jobra, a quem ele fez um empréstimo para montar um negócio autônomo de móveis de bambu, que posteriormente o reembolsaram, conseguindo provar que:

As pessoas não precisavam de muito dinheiro para ter uma vida independente e escapar de especuladores;
Que os pobres, são iguais ou melhores que qualquer outro tomador de crédito, e que são capazes de assumir todos os seus compromissos, mesmo não tendo condições ou capacidade para dar garantias.

Daí veio à generalização do Microcrédito, e com essa evidência clara, acabou ficando patente com a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Muhammad Yunus e ao Grameen Bank, pelo êxito do microcredito na luta contra a pobreza em Bangladesh.

Desde então, o Grameen Bank, banco fundado por Yunus, tem se dedicado ao microcredito para pessoas desfavorecidas ou em pé desigualdade, tem crescido e expandiu-se para mais de 60 países. Até o final da década de 90, em 2000, mais de 2,3 milhões de famílias tinha recebido o apoio financeiro com empréstimos populares que totalizaram cerca de 3100 milhões de euros.

 

Previous ArticleNext Article

11 Comentarios

  1. Está à procura de um empréstimo para a execução de seus projetos ou para consolidar suas dívidas. Você precisa de um fundo para financiar a implementação de seus projetos.
    Você é um estudante, um estudante ou estiver desempregado.
    Você recebeu uma proibição para que o banco e os bancos não estão dispostos a emprestar-lhe.
    Eu quero dizer que estou disponível para ajudá-lo com seus problemas de aplicação de empréstimo. Se você precisar de um empréstimo, não hesite em contactar-me para mais informações sobre a minha oferta.

  2. Trabalho a algum tempo com sorveteria na (a meia) ou seja dividimos despesas e lucros, mas sou eu que fabrico juntamente com a minha falimia(esposa e filha), mas agora o dono das maquinas(sorveteira, freeseres, balcão, mesas, fogão e demais peças nescessarias para fabricação de sorvete e picolé), quer vender a mesma mas não tenho o montante que ele esta pedindo no momento que é de R$9.000,00, gostaria de saber se é possivel adquirir este empréstimo, o pagamento seria entre 24 a 30 parcelas.

  3. Crédito Popular – Olá, meu nome é marcia, eu trabalho com vendas ja a dois anos, estou no momento precisando de um empréstimo popular de 2000,00. como eu faço para conseguir. seria para abrir um loja. aguardo resposta.

  4. Microcréditos – Olá,meu nome loriana,eu trabalho em casa mesmo com tapete de fluflu a 4 anos agora quero montar uma mini fabrica e nao tenho o dinheiro todo agora presciso de um emprestimo de uns 3,000 reais como eu faço p conseguir.aguardo resposta

  5. Sou Angela gostaria de saber como obter capital de giro de 5.000 reais para minha confecção que funciona em minha casa preciso ampliar e comprar uma maquina nova

  6. Eu sou socorro tenho 39 anos, e estou desempregada, gostaria de saber como eu faco para comseguir o micro crédito, pois eu tenho projeto mais näo tenho dinheiro! min ajude

  7. tenho uma confeccão e gostaria de saber se vces tem alguma filial aqui em salvador se tiver pesso que me envie o tel. obrigado.

  8. Tenho um micro empresa desde 1991, estou precisando de emprestimo para capital de giro de 45.000.00 para pagamento de algumas dividas e poder tambem reformar o salão. Aguardo retorno…

  9. PRECISAVA DE FAZER UM EMPRÉSTIMO COM MUITA, MAS MUITA URGÊNCIA DE 25.000,00 PARA PAGAR ALGUMAS DÍVIDAS E MANTER A MINHA PEQUENA EMPRESA. OBRIGADO
    FICO A AGUARDAR UMA RÁPIDA RESPOSTA.

  10. Boa noite.
    Gostaria de saber como consigo realizar emprestimo.
    Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *