DATAPREV – informações do INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal

A Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social originou-se dos centros de processamento de dados dos institutos de previdência existentes em 1974. Denominada, primeiramente, como Empresa de Processamento de Dados da Previdência, a Dataprev é uma empresa pública instituída pela Lei nº. 6.125, de 4 de novembro de 1974.

Sua primeira Diretoria tomou posse em 10 de março de 1975. Dois anos mais tarde, o Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS – definiu a Dataprev como integrante do Sinpas – Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (já extinto). A Medida Provisória nº. 2.143-36, de 24 de agosto de 2001, alterou a razão social da Dataprev para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, com sede e foro em Brasília, filial regional na cidade do Rio de Janeiro e ação em todo o território nacional, compreendendo 23 Unidades Regionais e quatro Unidades de Atendimento.

A mudança de nome foi mais do que um simples gesto burocrático. Ela reflete a significativa evolução da Empresa que hoje é responsável pelo processamento da maior folha de pagamento do país, ajudando na distribuição de renda a 25 milhões de brasileiros em todos os recantos do Brasil.

Conhecer melhor a Dataprev significa saber a importância do trabalho que ela desenvolve para a Previdência Social brasileira, informatizando os diversos órgãos previdenciários e contribuindo para que o segurado receba um atendimento de qualidade.

Embora ela tenha sido criada para atender à Previdência Social, atualmente presta relevantes serviços a outros órgãos públicos, tais como os Ministérios do Trabalho e Emprego e o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: www.dataprev.gov.br

Previous ArticleNext Article

54 Comentarios

  1. meu cunhado trabalha desde o ano de 1976 de carteira assinada eu tentei entrar no saite da previdencia e segui todos os passos nas não consegui para fazer o calculo de tempo de contribuição mas não deu certo enão querro saber como que faço obrigado.

  2. como posso saber se o pai do meu filho recebe algum beneficio do INSS,pois me falaram q ele recebe e ele não está depositando a pensão certa se tiver algum beneficio eu gostaria de saber, atenciosamente agradeço.

  3. Gostaria de um detalhamento de crédito de Pracidina Ferreira Pires para isenção em passagens

  4. Fui funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na cidade de Garça SP registrado em uma agência regional na cidade de Bauru, de l5 de Agosto de l968 até maio de 1971, e eu perdi a minha carteira profissional, em contato em São Paulo na Vila Leopoldina com os Srs, Lineu e Camilo solicitei a minha documentação para fins de contagem de tempo de contribuição junto ao INSS, e os mesmos me informaram que não acharam os meus documentos, porque houve um incêncio na agência em Bauru o que devo fazer para obter esses documentos.

  5. Fui funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de agosto de 1968 até maio de 1971 registrado em uma agência regional de Bauru sp, e prestava serviço em Garça sp, segundo informações da Vila Leopoldina em São Paulo através dos Srs. Lineu e Camilo, houve um incêncio na agência em Bauru e eles não conseguem encontrar os meus documentos necessários para certidão de tempo de contribuição junto ao INSS, sendo que eu perdi a minha carteira profissional, o que eu devo fazer espero uma resposta

  6. porque está demorando tanto a liberação da parcela de seguro desemprego será que terei que ir na televisão fazer uma denuncia

  7. como faço para ter extrato da minha divida do consignado pelo banco bmg e o restante que devo

  8. tenho 2 anos que eu fui despensada do servisso em que eu trabalhava mas nao sei se eles deram baixa nos meus documentos, quero saber se eles estar depositando o meu inss? estou esperando a resposta obrigada.

  9. sou contribuinte do inss como contribuinte individual, sob numero 11XX3570636, so que durante o periodo de 01 de maio de 2008 a l5 de marco de 2011. trabalhei em uma residencia como cozinheira, e ela afirma que pagou as contribuicoes dos carnes de mensalidade, mas ainda nao me deu os mesmos, como saber se estão pagos? por favor, como farei para saber se e verdade? obrigada.

  10. Gostaria de saber como é q faço pra ver qtas prestações falta para término do empréstimo consignado de minha mâe

  11. sou aposentado do inss. gostaria de saber quanto tenho de margem para emprestimo consignado

  12. Oi minha mae fez o emprestimo do aumento e ate agora nada ja tem 15dias pocha pq vcs demoram tanto a liberar o nome e francisca de paula araujo por favor liberem ela esta precisando muito desse dinheiro

  13. o que acontece porque a demora,ja mandei tres vezes,prospasta foram excluidas,alguem pode me informar o que esta errado nisto

  14. dei entrada no dia 21/01/2015 no empretimo consiguinado e ate agora nada estou presizano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *