Seguro de Empréstimo Pessoal


Recebemos muitos emails de pessoas perguntando sobre o que acontece se uma pessoa que tomou um empréstimo morrer.

Bom, o interesse maior em receber pelo empréstimo contratado é da instituição financeira, atualmente a maioria dos empréstimos efetivados é coberto por um Seguro Empréstimo Pessoal, este seguro tem como objetivo a cobertura do saldo devedor do empréstimo pessoal em casos específicos de sinistro nas ocorrências como: desemprego, morte, invalidez permanente e incapacidade do cliente.

O Seguro de Empréstimo não cobre a perda de emprego e incapacidade do segurado em empréstimo consignado em folha de pagamento. Claro que como todo seguro devem ser respeitado todos os limites de valores, os períodos de carência exigidos, a franquia estipulada e as condições extras da Apólice.

As vantagens de tipo de serviço trás muita comodidade para o cliente, em geral o seguro acompanha todas as condições do empréstimo pessoal e também do empréstimo consignado em folha.

A família se sente mais segura sabendo que em caso de sinistro do familiar segurado, a dívida contraída será coberta (de acordo com as Regras e Condições Gerais do Seguro).

O Seguro de Empréstimos cobre morte por qualquer causa; incapacidade total e temporária do cliente; perda de emprego involuntariamente; invalidez permanente total por acidente. Essas condições podem mudar dependendo do Banco ou Financeiro em que foi tomado o empréstimo.

No mercado de crédito, o cliente pode solicitar esse tipo de seguro atrelado ao empréstimo, mas paga por ele mensalmente embutido nas parcelas, já no empréstimo consignado alguns Bancos e Financeiras na sua maioria oferecem gratuitamente um seguro prestamista que cobre morte ou invalidez automaticamente.

Previous ArticleNext Article

35 Comentarios

  1. Meu pai tem dois “emprestimos pessoais” em sua conta, sendo um consignado e outro “crédito direto ao consumidor”. Mas ele veio a óbito e o banco esta cobrando essa divida. o que faço, pois eles so encerram a conta dele, mediante o pagamento dessas duas dividas. o que eu faço, me oriente por favor

  2. eu, tenho emprestimo consiquinado na caixa economica estou a fastado por doença auxilio pelo inss. a pergunta eu poço solicitar da caixa economica o seguro tam bem o bmg. e legal na lei por que todos emprestimo ha um risco. poço negociar ja que o meu salario e menor para eu pagar com auxilio adoença. pelo inss qual e a saida eu quero pagar.
    aguardo respota mais rapida posivel

  3. em primeiro lugar gostaria de agradecer pela atencao, indo ao cerne da questao.
    eu gostaria que me desse dicas fundamentadas em relacao ao papel do seguro no caso de incomprimento no reembolso de um credito por despedimento laboral.

    muito obrigado

  4. qual o telefone para receber o seguro de emprestimo que foi quitado

  5. a tres meses atras era funcionario bancario do barcys bank mocambique com contrato de trabalho por tempo indeterminado. por motivos de restruturacao do banco acabei afectado na lista de trabalhadores despensados mas por ter contraido um credito bancario nao fui pago a indeminizacao e a alegacao deles foi que o valor da minha indeminizacao foi para o pagamento do credito e que mensalmente o valor podia aumentar caso nao pagasse o valor do credito. a minha pergunta e a seguinte/ o seguro nao serve para estas inventualidades

  6. Boa noite, meu pai faleceu a uma semana, e em seu nome existe um emprestimo consignado feito na CEF. procurei a agencia e a gerente me disse que o meu pai não fez o seguro do consignado, e minha mãe herda a divida.
    Lí o contrato, e o mesmo não se refere a nenhum seguro. e agora o que devo fazer?
    gostaria muito de uma orientação .

    muito obrigado.

  7. Quando peço um empréstimo no banco, sou obrigada a contratar um seguro. Quando vence este seguro, o banco pode renová-lo automático, cobrar na conta do cliente mesmo sem consultá-lo?

  8. Meu pai esta internado na uti e o estado é grave. duas situações; um emprestimo pessoal descontado em folha tem seguro? e a outra de um carro financiado no seu nome se tem seguro?

  9. Meu marido morreu e eu quero saber o que faço quando acabar de pagar o carro agora em maio para que os documentos saia no meu nome

  10. Boa Tarde, minha sogra morreu e ficou três emprestimo consignado… Quem paga? meu marido tinha conta conjunta mas não sabia… Em um dos emprestimo ela fez o seguro prestamista… ele serve para pagar a divida??ou é nosso… O apartamento vamos passar para o nome dele… para não ter perigo.

  11. Boa Noite,
    Meu pai faleceu em fevereiro de 2010, a pedido dele estamos honrando a dívida mensalmente com a caixa federal.
    Gostaria de saber se é verdade que quando um aposentado faz um empréstimo consignado (descontado no benefício)e vem a falecer, se a um seguro pelo INSS, pois no mesmo disseram que estamos pagando duas vezes, pois o INSS quita a dívida para com o banco através de um seguro.
    Atenciosamente e no aguardo
    Celso Sarraipo

  12. tive 4 emprestimos consignados nos quais tres já estão quitados, e em todos pago seguro e valores altos e eu queria saber o que ele cobre? se eu sofrer um acidente e ficar afastado do serviço ele garante o pagamento das parcelas pelo tempo que eu ficar afastado?

  13. Bom dia
    Este seguro e obrigatorio?
    So ontem, um mes depois de ter solicitado o seguro, e que recebi uma correspondencia do banco do Brasil informando a realizacao do seguro. Eu nao fui informada la, pela pessoa que operou o sistema e emitiu o emprestimo que eu estava contratando este seguro. Se pudesse escolher, nao irira aceitar. Pode me ajudar a entender?
    Obrigada

  14. Gostaria de saber ,qual o direito que tenho ,pois sofri um acidente de trabalho ,sou oficiala de justiça ,estava trabalhando na área de trabalho quando cai ,daí estou com uma fratura no pé ,já afastada há mais de 30 dias ,pedí indenização ao Tribunal de Justiça ,juntei documentos ( mandado que estava cumprindo na hora, nome da pessoa que me atendeu,etc) )até agora não obtive resposta.Também tenho empréstimos consignados e pessoal feito recentemente no banco no qual é depositado meu salário.Enfim que direitos tenho?Agradeço muito e fico no aguardo de uma resposta.

  15. Boa tarde, sou funcionária pública e gostaria de saber se sou obrigada a fazer segura prestação toda vez que faço um empréstimo consignado?

  16. sou servidora pública do TJ/BA e fui aposentada por invalidez permanente qualificada. Como fazer para quitar um emprestimo consignado em folha?
    Quais os documentos necessários para a quitação, além do Decreto aposentador publicado no Diário do Poder Judiciário, junto com a decisão da Junta medica Oficial?

  17. Olá,
    eu tenho um emprestimo em uma instituição o qual é descontado em folha de pagamento. Há 3 meses eu fui subimetido a uma cirurgia de ombro(artroscopia) e não estou trabalhando mais, devido ao periodo de recuperação. Mas, o emprestimo continua cobrando as prestações, daí fui enformado de que há um seguro para quem tem esse emprestimo consignado em folha. Fiz o requerimento e me retornaram para que eu enviasse todos as copias de laudos medicos para avaliação. Fiz tudo que me pediram e me retornaram dizendo que eu não sou contemplado com o seguro, pois minha doença é decorrente de esforço repetitivo. Penso, se estou doente e não tenho como pagar o emprestimo, pois eu trabalhava para paga-lo e descontava no contracheque, porque eu não tenho direito?

  18. Tenho empréstimo consignado no bb. estou desempregada, o seguro que o banco impõe qdo é liberado o emprestimo cobre os pagamentos. por qto tempo.
    Agradeço desde ja a atenção

  19. eu, fez um emprestímo consquinado na caixa econômica, hoje estou aposentado, a pergunta eu poço solicitar da caixa econômica o resíduo do seguro ou cancelar só seguro.
    aguardo respota mais rapida posivel

  20. Fiz um emprestimo consignado no banco do brasil e não fui informada do seguro que vem imbutido nas parcelas
    Posso solicitar ao Banco para cancelar a cobrança do seguro nas parcelas?
    Posso processar através da Delegacia do consumidor o banco do Brasil por ter feito essa esse seguro sem meu conhecimento e autorização?

  21. Meu pai tem cessenta e nove anos sendo que a dez anos aprocimadamente tem um empretimo em seu nome em folha corrida e a dois meses sofreu um avc tem direito a receber?

  22. a mais de 5 anos fiz 2 consignados na sabemi, so q.neste consignados eles estão me cobrando, babemi/pp-previdencia..r$20,47 e sabemi seg.previdencia r$33,01,ja pedir para fazer cancelamento dos mesmo, mas não tive resposta. queria saber se tenho direito em entra com ação para rever estes valoes, ou se legal ou ilegal..

  23. o banco pode passa meu emprestimo consignado para pessoal sem meu consentimento ?

  24. meu pai faleceu ele tinha um consegui nado na caixa procurei a agencia mim disseram que tinha que continuar pagando pois o seguro tinha vencido entao continua descontando na pensão da minha mãe o que posso fazer pois acho que não deveria mais cobrar..

  25. tenho empréstimo bancário estava de baixa quando o empréstimo foi aprovado o seguro recusa a indemização

  26. Olá!
    Meu Pai fez um empréstimo no BNB, ele e minha mãe faleceram, mas a terra ficou hipotecada, como filho único fiquei pagando anualmente o juro do empréstimo segundo a gerente me falou, como também me falou que esse empréstimo não se encerrou porque tô pagando o juro, se fosse as parcelas ele teria se encerrado, isso é certo?
    Desde já agradeço.

  27. Tenho um amigo que fez um crédito direto ao consumidor ( empréstimo ) no BB e vem renegociando sempre e aumentando o valor consideravelmente, na ultima renegociação cobraram um seguro de mais de 8 mil reais para efetuar o empréstimo, sem que ele soubesse ou fosse explicado, aumentando a dívida em muito. Hj o empréstimo dele está sendo de 65% do salário em folha. Isso é correto ? O nome do empréstimo é BB Renovação Consignação. O seguro não deve ser uma solicitação do Cliente ? Não se caracteriza venda casada ? Ah! ele não tem garantias reais.

  28. GOSTARIA DE SABER QUE PESSOAS QUE SE APOSENTAM POR INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE TEM DIREITO A RENEGOCIAR EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS JUNTO AOS BANCOS,MESMO QUE CONTRATADOS SEM SEGUROS ?

    AGUARDO RETORNO

  29. Boa noite tenho um emprestimo consignado em folha no banco safra quero saber se tem seguro embbutidos nas parcelas pois estou em tratamento de um cancer de mama tenho direito a algum ressarcimento.

  30. Bom dia,
    Eu contrai um empréstimo num Banco Moçambicano de nome Millennium Bim, no contracto vem em letras bem finas que, se eu perco o meu emprego, a seguradora poderá pagar a minha dívida por um período de seis meses. Agora pergunto, qual é o papel do seguro afinal? porque o banco nao deixa os seus clientes escolherem as seguradoras com as quais querem trabalhar, tendo em conta as vantagens que umas apresentam em relação as outras. E qual é a percentagem que deve ser paga para o seguro? Pois no contracto nao vem especificada a percentagem, a gente só vê o valor já descontado. Nao se estará a quebrar o princípio de boa fé?
    Obrigada

  31. Tenho um emprestimo consignado e ja paguei 23 parcelas,em janeiro de 2016,fui diagnosticada com cancer de mama.Gostaria de saber se tenho direito a liquidacao do mesmo e caso tenha,como agir .Grata.

  32. Fiz um empréstimo e fui demitido ,fiz o seguro do banco tenho direito a esse seguro para tentar minimizar esse empréstimo

  33. sou pessoa jurídica estou tentando fazer um empréstimo no banco, eles só liberam se eu fizer um seguro para minha empresa, isso é correto?

  34. Minha mãe é pensionista do Estado de SP e tem um consignado. Há 6 meses ela foi diagnosticada com Microangiopatia Degenerativa. Ela tem o direito de acionar o seguro de empréstimo?

  35. Bom dia! Meu nome é Paulo e, fiz cirurgia cardíaca em 2017.
    Tenho empréstimo consignado junto a CEF com seguro.
    Pergunto:
    – O seguro paga as prestações dos dias afastados .
    – O seguro cobre invalidez (pagamento total de parcelas faltante e devolve a diferença).
    Atenciosamente
    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *