Dívidas em caso de morte, podem ser herdadas pelos filhos?

 


De modo geral toda dívida deve ser paga, isso é um consenso. No caso de haver a morte da pessoa, após o acontecido será preciso o responsável direto ou indireto fazer um inventário dos bens do falecido, e as dívidas por ele contraídas deverão ser abatidas do total de bens apurado.

Uma das maiores dúvidas é se as dívidas podem ser herdadas pelos filhos da pessoa. A resposta é, não pode. Assim sendo, se o falecido não tinha bens suficientes para saldar todas suas dívidas, elas não serão repassadas para seus herdeiros de qualquer grau, portanto os credores não serão ressarcidos com o pagamento. Os pagamentos de seguro de vida ou de pensão alimentícia não fazem parte desses cálculos.

No entanto existem casos em que a dívida do falecido estava alienada a algum bem. Num consórcio de Imóvel, carro ou outro bem de valor, durante o pagamento das parcelas, esses exemplos que demos ficam vinculados à financiadora, isso significa que, no caso do não pagamento da dívida do financiamento, o bem adquirido será devolvido à propriedade da financiadora.

Nos dias atuais já pensando nisso, algumas seguradoras possuem seguros específicos para o sinistro de morte ou invalidez, chamado de Seguro prestamista e muitos bancos, financeiras, construtoras e empresas em geral que vendem bens duráveis tem vinculados esses seguros a compra, justamente para assegurar o recebimento do saldo restante e aliviar a família de ter que passar por constrangimentos desnecessários.

O que é Seguro Prestamista?

O Seguro Prestamista tem como objetivo o pagamento de prestações de bens adquiridos pelo segurado, em caso de morte e invalidez. Assim, a família não precisa devolver o bem para a loja e também não fica com a incumbência de ter que quitá-lo. Neste tipo de seguro ainda pode solicitar cobertura para pagamento em caso de perda de renda temporária por acidente ou doença e perda de renda por desemprego.

Este seguro configura-se como uma proteção financeira para empresas que vendem a crédito, financiamentos, empréstimos etc..

Previous ArticleNext Article

173 Comentarios

  1. tenho uma empresa e fiz um financiamento BB , nao tenho condiçoes de pagar e tbem nao tenho nada em meu nome para que o banco tome para quitar a divida, meu sogro e minha sogra sao os fiadores, só que meu sogro é falecido .
    Pergunta é:
    O seguro prestamista cobre a divida de minha fiadora?

    att

  2. Bom dia. Sou solteira, sem filhos e moro sozinha, financiei uma casa pela Caixa. Caso aconteça alguma coisa comigo, o que acontecerá com a casa? A dívida é quitada, ou meus pais e irmãos teriam que continuar pagando? Outra coisa, posso fazer testamento desta casa mesmo estando alienada? Obrigada.

  3. Oi, boa tarde.
    a minha situaçao onde me encontro é , meu avo faleceu tem 2 anos e nesse intervalo nos estamos vendendo nossa casa e ela estava no nome da minha avo e nos regularizamos em cartorio para por no nome da minha mae a casa que é filha do meu avo falecido, entao. No meio da negociacao da casa foi constatado que meu avo tinha uma divida no ano de 2013, que ao mesmo tempo ele talvez nao deva ter conhecimento desta divida pendente a pagar.E se faz 2 anos apos sua morte e queria saber se essa divida é arcada com o dinheiro da venda da casa ou na heranca? Ou nos temos que arcar com a divida de algo que nos nao estavamos cientes por isso ? Obrigada !

  4. Olá! Vivo junto com um homem ha cinco anos..temos um.filho juntos.só q é separado da primeira esposa ha u s 10 anos..não são divorciados.. Mi ha dúvida é,ele ta financiando um apartamento. Quero saber se ela tem direito já q não são divorciados..
    Obrigada.

  5. Boa Tarde!!!

    Meu Pai faleceu e ele tinha usado parte do cheque especial, eu arco com esta divida???

    Eu e minha esposa vivemos de bico????

    O banco não quer aceitar o cancelamento de conta!!!

    Obrigado….

  6. Boa noite, gostaria de fazer uma pergunta, meu marido faleceu, e com a morte deles recebemos 2 seguros, a minha parte eu quitei o carro q estava no nome dele e a outra parte ficou nas contas, das meninas no banco, a parte delas, só que não temos casa, queria saber como faço pra tirar esse dinheiro e vender o carro pra poder comprar uma casa pois moramos de aluguel, e ta ficando difícil essa situação alguem pode me ajudar com essa pergunta? Por favor agradeço desde já!

  7. oi meu nome é Regina, logo apos meu pai falecer comecei a tomar conta das contas da casa da minha mae pois ela ja estava muito idosa para isso, vi que ele tinha varios emprestimo em seu nome com valores pequenos, fui pagando todos pois meu pai prezava o seu nome entao fui ate a caixa e pedi para somar o todas as parcelas que faltava, elas eram descontadas do salario do inss todo mes e como ele faleceu ja nao tinha como descontar. O fato e que ele sou me deu o boleto eu fui e paguei, começou a vir cobranças novamente desse mesmo contrato fui la e ele me falaram que ainda havia 3 parcelas que o banco descontou do salario e apos a morte pediu o estorno. Agora a divida de 150 reais ja esta em quase 900 reais pois ficaram de me ligar e nao ligaram, gostaria de saber oque fazer? obrigada

  8. vivi com meu companheiro por mais de 12 anos,o mesmo faleceu em um acidente automobilístico, sem saber o que fazer,e com muitas duvidas,gostaria de saber,quanto ao financiamento do carro ,tenho direito ao seguro ou não ele deixou um filho de 35 anos, tenho que assumir essa divida do financiamento. naõ sou avalista.

  9. minha mae foi avalista em um emprestimo para meu avô em um certo banco. infelizmente meu avô faleceu durante as parcelas.ai vem a pergunta Minha mae tem o direito de arcar com restante das parcelas(dividas) ? pois o nome dela está restrito devido esse ocorrido.com toda sinceridade gostaria muito de obter essa resposta o mais breve possivel. Muito grato OBRIGADO

  10. Boa noite!
    Meu tio realizou um empréstimo consignado no Banco do Brasil. Sexta-feira passada ele faleceu. Fomos ao referido banco afim de apresentar o atestado de óbito e solicitar informações a respeito do pagamento que será em agosto. O banco informou que existia seguro, sendo assim, não temos que quitar a dívida. No entanto, não podemos requerer o pagamento de agosto. Isto procede?

  11. Meu irmão faleceu, e eu fiquei devendo um dinheiro para ele (a filha dele tem em mãos um documento assinado por mim afirmando isso) devo pagar pra ela esse dinheiro? OBRIGADA.

  12. minha mãe faleceu e o hospital ta cobrando a divida de mim só que não fui criado por ela e sim pela minha vó e to a 10 anos sem vela tenho que pagar esta divida do hospital e tanho mais 3 irmãos que ta com ela morando na mesma casa e eu moro em outro estado o que devo fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *