Seguro Fiança, Seguro locatício, Seguro Fiador, Aluguel sem Fiador

O Seguro de Fiança Locatícia ou mais conhecido como Seguro Fiança, é um seguro facilitador na vida de proprietários de imóveis, imobiliárias e principalmente de locatários ou inquilinos, substitui com diversas vantagens o tradicional Fiador. Com o Seguro Fiança garante ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel em dia, encargos vencidos e não pagos, Além disso oferece ao inquilino vantagem excelentes. Confira abaixo quais são as vantagens do Seguro Fiança.

Vantagens para o Inquilino do Seguro Fiança

Acaba com o constrangimento de ter que procurar por um fiador;
Possibilidade de desconto nas renovações sem sinistro;
O pagamento do valor do Seguro Fiança pode ser parcelado.

Vantagens para o Proprietário com Seguro Fiança

Garantia da locação até a extinção do contrato (mediante renovações sucessivas);
O recebimento do aluguel é certo, em caso de não pagamento pelo inquilino;
Eliminação de risco com fiadores profissionais; Coberturas adicionais de encargos legais (IPTU, condomínio, água, luz e gás canalizado), pintura interna e externa, danos ao imóvel e multa por rescisão contratual.

O uso deste tipo de seguro é previsto em lei e imprime agilidade na aprovação do candidato à locação, além de fornecer mais segurança para o locador (proprietário do imóvel). É um serviço que pode ser contratado para aluguéis residenciais, comerciais e não residenciais (consultórios, escritórios, etc). O seguro fiança locatícia dispensa fiador e evita que você desfalque suas economias para reunir dinheiro equivalente a três aluguéis, supondo que seja necessário fazer depósito-caução.

Embora a Lei do Inquilinato (Lei 8.245, de 1991, com as alterações introduzidas pela Lei 12.112, de 2009 (LEI 8.245), permita o uso de caução em imóvel ou em dinheiro depositado em caderneta de poupança ou em título de capitalização ou em fundos de investimento, fiador e seguro fiança locatícia como garantias de recebimento do aluguel, na prática, a aceitação de qualquer uma dessas opções não é unânime, principalmente quando o mercado está aquecido.

Imobiliárias que administram imóveis em regiões mais procuradas, geralmente nos grandes centros urbanos, orientam cada vez os proprietários de imóveis a preferirem o seguro fiança em vez da caução. Algumas imobiliárias, inclusive, já trabalham exclusivamente com essa modalidade de garantia de recebimento de aluguel. Isso acontece porque proprietários de imóveis estão cada vez mais resistentes a aceitar a caução, alegando que o depósito correspondente a três ou mais meses de aluguel é insuficiente para cobrir os prejuízos de eventual inadimplência do locatário. A figura do fiador, por sua vez, é cada vez mais rara, sem falar no constrangimento a que o locador é exposto ao ter que pedir a alguém para garantir o seu aluguel, taxas de condomínio e impostos, caso ele não possa pagar.

Além disso, entre as exigências para aceitação de um fiador está a de que este possua mais de um imóvel residencial. Isso porque a penhora do único imóvel residencial do fiador é inconstitucional, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal. Não bastassem essas dificuldades para encontrar um fiador, o candidato a inquilino precisa apresentar uma pessoa que possui imóvel localizado no mesmo município em que ele vai alugar. A exigência é por causa dos custos operacionais e judiciais, caso o proprietário tenha que mover uma ação de despejo por falta de pagamento.

Com o seguro fiança locatícia, a imobiliária transfere para a seguradora o trabalho e a responsabilidade pela aprovação da ficha do futuro inquilino. Por essas razões, a opção pelo seguro fiança como garantia nos contratos de locação se tornou sinônimo de independência e tem crescido de forma expressiva. Entre 2005 e 2011, aumentou mais de 300%, ampliando sua participação de menos de 10% para algo em torno de 30% entre as demais modalidades de garantia do pagamento do aluguel.

Vantagens para a Imobiliária com o Seguro Fiança

Opção de pagamento mensal;
Oferecimento de serviço diferenciado aos clientes (proprietários), através de garantia do recebimento dos aluguéis.

33 Comentários

  1. Sandro
  2. Ana Cristina Barcelos
  3. Rosalva Consolação Aparecida Rosa de Miranda
  4. MARDEN JOSÉ LEÃO
  5. adriane
  6. carlos alberto
  7. Lourdes
  8. Paola Coelho
  9. Simone Souza
  10. MONICA ALVERNAZ
  11. marilia
  12. renata
  13. charlton henrique
  14. alcedir salvi
  15. kenny karina
  16. isadora aguiar
  17. fernando
  18. fernando
  19. isabela
  20. Karina D.Thomazini
  21. Elinaldo Moreira
  22. Bianca Pereira
  23. michele
  24. ilma aparecida
  25. Carlos alberto
  26. eliana maia
  27. Romulo
  28. sonia urbano
  29. luciano jose
  30. sandresleia
  31. vera lucia
  32. Fernanda P
  33. egmarpereira

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('ba516ad5') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('fa83ec11', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245