Seguro Fiança, Seguro locatício, Seguro Fiador, Aluguel sem Fiador

O Seguro de Fiança Locatícia ou mais conhecido como Seguro Fiança, é um seguro facilitador na vida de proprietários de imóveis, imobiliárias e principalmente de locatários ou inquilinos, substitui com diversas vantagens o tradicional Fiador. Com o Seguro Fiança garante ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel em dia, encargos vencidos e não pagos, Além disso oferece ao inquilino vantagem excelentes. Confira abaixo quais são as vantagens do Seguro Fiança.

Vantagens para o Inquilino do Seguro Fiança

Acaba com o constrangimento de ter que procurar por um fiador;
Possibilidade de desconto nas renovações sem sinistro;
O pagamento do valor do Seguro Fiança pode ser parcelado.

Vantagens para o Proprietário com Seguro Fiança

Garantia da locação até a extinção do contrato (mediante renovações sucessivas);
O recebimento do aluguel é certo, em caso de não pagamento pelo inquilino;
Eliminação de risco com fiadores profissionais; Coberturas adicionais de encargos legais (IPTU, condomínio, água, luz e gás canalizado), pintura interna e externa, danos ao imóvel e multa por rescisão contratual.

O uso deste tipo de seguro é previsto em lei e imprime agilidade na aprovação do candidato à locação, além de fornecer mais segurança para o locador (proprietário do imóvel). É um serviço que pode ser contratado para aluguéis residenciais, comerciais e não residenciais (consultórios, escritórios, etc). O seguro fiança locatícia dispensa fiador e evita que você desfalque suas economias para reunir dinheiro equivalente a três aluguéis, supondo que seja necessário fazer depósito-caução.

Embora a Lei do Inquilinato (Lei 8.245, de 1991, com as alterações introduzidas pela Lei 12.112, de 2009 (LEI 8.245), permita o uso de caução em imóvel ou em dinheiro depositado em caderneta de poupança ou em título de capitalização ou em fundos de investimento, fiador e seguro fiança locatícia como garantias de recebimento do aluguel, na prática, a aceitação de qualquer uma dessas opções não é unânime, principalmente quando o mercado está aquecido.

Imobiliárias que administram imóveis em regiões mais procuradas, geralmente nos grandes centros urbanos, orientam cada vez os proprietários de imóveis a preferirem o seguro fiança em vez da caução. Algumas imobiliárias, inclusive, já trabalham exclusivamente com essa modalidade de garantia de recebimento de aluguel. Isso acontece porque proprietários de imóveis estão cada vez mais resistentes a aceitar a caução, alegando que o depósito correspondente a três ou mais meses de aluguel é insuficiente para cobrir os prejuízos de eventual inadimplência do locatário. A figura do fiador, por sua vez, é cada vez mais rara, sem falar no constrangimento a que o locador é exposto ao ter que pedir a alguém para garantir o seu aluguel, taxas de condomínio e impostos, caso ele não possa pagar.

Além disso, entre as exigências para aceitação de um fiador está a de que este possua mais de um imóvel residencial. Isso porque a penhora do único imóvel residencial do fiador é inconstitucional, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal. Não bastassem essas dificuldades para encontrar um fiador, o candidato a inquilino precisa apresentar uma pessoa que possui imóvel localizado no mesmo município em que ele vai alugar. A exigência é por causa dos custos operacionais e judiciais, caso o proprietário tenha que mover uma ação de despejo por falta de pagamento.

Com o seguro fiança locatícia, a imobiliária transfere para a seguradora o trabalho e a responsabilidade pela aprovação da ficha do futuro inquilino. Por essas razões, a opção pelo seguro fiança como garantia nos contratos de locação se tornou sinônimo de independência e tem crescido de forma expressiva. Entre 2005 e 2011, aumentou mais de 300%, ampliando sua participação de menos de 10% para algo em torno de 30% entre as demais modalidades de garantia do pagamento do aluguel.

Vantagens para a Imobiliária com o Seguro Fiança

Opção de pagamento mensal;
Oferecimento de serviço diferenciado aos clientes (proprietários), através de garantia do recebimento dos aluguéis.

Previous ArticleNext Article

33 Comentarios

  1. Ola sou de Várzea grande MT e preciso saber como faço pra fazer um seguro fiador preciso de resposta urgente…

  2. Bom dia,
    Gostaria de me informar sobre o seguro fiador. Preciso alugar um imóvel no Rio de Janeiro e não tenho fiador. O que devo fazer? Quais documentos precisa? Pretendo alugar daqui a 30 dias e gostaria de na época já estar com a documentação em dia.
    Se puderem me informar. agradeço.
    Ana Cristina Barcelos

  3. Olá bom dia, sou de Boa Esperançã MG e preciso com urgência alugar um apartamento para minha filha estudar na cidade de Belo Horizonte. Como não tenho fiador gostaria de saber como faço para contratar o seguro fiança.

  4. Bom dia, meu nome é Marden, quero saber como faço para contratar um seguro fiança de aluguel, pois não tenho fiador. obrigado

  5. Preciso saber como é o processo de seguro fiança. Tenho um imóvel comercial alugado por uma empresa que me subloca o imóvel (contratualmente, tudo certo), mas quero fazer o seguro fiança para me disvuncular desta empresa.

    Aluguel: 3.850,00
    Cidade: Belo Horizonte – MG

    Aguardo com urgencia

  6. Boa tarde

    Gostaria de me informar sobre o seguro fiança, Preciso alugar uma casa aqui no rio de janeiro e não tenho FIADOR. O que devo fazer? Quais os documentos necesarios.
    Aguardo sua reposta.
    Grato

  7. Boa tarde

    Gostaria de me informar sobre “Seguro Fiança, Seguro locatício, Seguro Fiador, Aluguel sem Fiador”, Preciso alugar um apartamento ou casa aqui em Belo Horizonte e não tenho FIADOR. O que devo fazer? Quais os documentos necesarios.
    Aguardo sua reposta.
    Grata

  8. Por favor….sou de Espirito Santo do Pinhal região de Campinas…e gostaria de saber como fazer o seguro Fiador e qual a documentação necessária…

  9. Seguro Fiança – Por favor, necessito de alugar uma casa em Americana, por favor, como faço para contratar os vossos serviços, uma vez que não possuo fiador.

  10. SEGURO FIANÇA, OLA PRECISO ALUGAR UMA CASA E NAO TENHO FIADOR COMO FAÇO PARA FAZER O SEGURO ,AGUARDO A RESPOSTA URGENTE .

  11. Seguro Fiança – Quero alugar um imovel comercial, o que e necessario para fazer o seguro fiança?

  12. Seguro Fiança – Necessito alugar uma casa e gostaria de saber quais documentos necessarios para o seguro fiança , quanto custo , quanto tempo demora para ser aprovado, aguardo resposta com urgencia .

  13. moro em belo horizonte e gostaria de saber como faço para adquirir o seguro fiança.voces podem me atender aqui em bh,obrigado

  14. estou solicitando emprestimo e financeiras pedem fiador ou seguro finaça de 5 a 8 % do valor ja fiz com 3 empresas mas acho que cai em golpe alguem pode me ajudar a solucionar meu caso presiso realmente de emprestimo caso de vida ou morte urguencia imediata

  15. Gostaria de fazer um orçamento de um seguro fiança para uma casa na Serra-ES, bairro Eurico Salles, que será alugada por minha empresa ( no caso pessoa juridica). A casa possui uma garagem, um quarto, uma sala, uma copa , uma cozinha e um banheiro. Quais os documentos necessários para o contrato do seguro fiança ?

  16. moro em campinas e gostaria de alugar um apartamento, porem , nao tenho fiador. como podem me ajudar?

  17. preciso de um fiador para alugar uma casa em BH, como funciona o cartão aluguel?

  18. urgente preciso de um fiador pra alocaçao de uma casa, como funciona o cartão seguro aluguel?

  19. estou querendo alugar um apartamento na minha cidade Vespasiano – MG, e a imobiliária disse que posso fazer um seguro pagando 3 vezes o valor do aluguel. Como vcs podem me ajudar a alugar esse apartamento se eu fizesse o seguro com vocês? Como funciona? Preciso de uma resposta urgente. Obrigada

  20. Boa tarde

    Gostaria de me informar sobre o seguro fiança, Preciso alugar uma casa aqui em São Paulo e não tenho FIADOR. O que devo fazer? Quais os documentos necesarios.
    Aguardo sua reposta.
    Grato

  21. gostaria de obter imformaçoes sobre empresas que trabalham com emprestimo com seguro fiador

  22. bom dia queria saber sobre o seguro fiança qual o valor que e cobrado e se a gente ganha adicionais tenho que alugar urgente uma casa mais n tenho fiador pode ser qualquer imobiliaria ou uma propria e o que devo fazer..obrigada

  23. gostaria de saber como eu faço para fazer o seguro fiança qual a documentação necessaria e todas as informações referentes a este seguro
    obrigada

  24. Quero alugar um imóvel no valor de 4.0000 reais, para abrir uma casa de repouso naõ consegui, sou enfermeira aposentada com benef´cio de 2.0000. Já sou sócia de uma casa de repouso na casa verde, e quero abrir outra. Foi pela Mafre, eles deram como motivo que a minha renad era incompátivel com o valor do aluguel.

  25. Estou deixando o imovel que alugo ha 15 anos, só tenho um contrato desde o inicio porem ja mudei de imobiliaria uma vez. NO contrato consta seguro fiança porem na verdade eu paguei 03 meses de aluguel adiantado, na proposta de locaçao consta deposito cauçao. mas no contrato diz seguro fiança. tenho em mãos tanto o contrato como a proposta. Tenho o direito de ficar 03 meses finais sem pagar o aluguel, qual direito tenho ou não.

  26. Sou fiadora de parente no FIES da caixa ecocomica, gostaria de sair como fiadora vcs atuam nesta área.
    Obrigada,
    Eliana \m

  27. Olá gostaria de saber: sou autonomo moro em montes claros tenho residencia propria, Estou querendo alugar um Apartamento em BH e não tenho fiador como faço.
    além da residencia tenho um ponto comercial e veiculo, tenho cheque,qual é a forma mais facil de conseguir alugar gratos aguardo respota

  28. Sou proprietária de sala e apto para locação e gostaria e eliminar fiadores e passar a contratar o seguro aluguel e/ou fiança. Como proceder? Aguardo resposta. Obrigada

  29. quero alugar um imóvel e gostaria de saber sobre como faço o seguro? aguardo retorno urgente.

  30. Gostaria de saber o telefone e o endereço, se está localizado em belo horizonte.
    Att, Vera Lúcia

  31. Cada dia que passa fica mais dificil alugar um imóvel, pois se vc nao quer passar pelo constrangimento de pedir alguem pra ser fiador, vc recorre ao seguro fiança, que apesar de ser pago, vc tem que comprovar varias coisas e apresentar inúmeros documentos, para ver se vai ser aprovado, entao se for autônomo , ou estiver abrindo algun tipo de negocio sem chance!
    Ta dificil !

  32. Gostaria de saber mais informações preciso de alugar um imóvel no valor de 750.00 reais.deste já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *